quinta-feira, 25 de junho de 2009

Existia em Itabuna uma empresa de ônibus que fazia o transporte pela microregião cacaueira chamada de SULBA. Lembro-me muito bem dela, pois o seu pátio/garagem ficava perto de minha casa, na Querubim de Oliveira e no caminho do Grapiúna Tênis Clube, espaço recreativo de muitas lembranças e alegrias, onde passei bons fins de semanas da minha infância e adolescência.

Mas o assunto é a tal SULBA. Por que me lembrei dela?

Ontem sair de Aracaju, onde fui passar o São João com a família e retornei pela empresa de transporte interestadual de nome BONFIM. Uma ótima viagem. O que foi excessão à regra, dada as histórias contadas por alguns dos passageiros que viajavam de volta para Salvador.

Segundo os mesmos, não é nenhuma novidade, nenhuma surpresa, o ônibus desta empresa quebrar, experiência esta vivida por muitas vezes pela minha sogra que quase sempre, ao tomar a BONFIM para viajar, seja sentido Aracaju-Salvador ou Salvador-Aracaju, o ônibus simplesmente... quebra!!!

Há quem diga que a situação já faz parte do roteiro.

Foi justamente no meio dos "causos" contados pelos viajantes que lembrei-me da tal SULBA. Os ônibus desta empresa tinham a mesma "mania" de quebrar nas suas viagens pela região sul da Bahia. Eram tantas às vezes que o pessoal que se utilizava dos seus serviços criou uma mensagem de boas-vindas para todos os que neles embarcavam.

Com o humor característico do grapiúna que não desiste nunca, dizia: "SULBA para viajar e desça para empurrar".

Nenhum comentário: