sexta-feira, 5 de março de 2010

Plágio

Como professor de curso de graduação, invariavelmente nos finais de semestres, tenho a insatisfação de constatar, nos trabalhos de conclusão de curso (TCC), geralmente nas monografias, o chamado plágio.

Isso vem se tornando a cada ano, uma realidade altamente incômoda e preocupante. Alguns trabalhos são descaradamente copiado da internet na sua integridade, embora essa palavra não soe bem no tratamento desse assunto.

Imagino que o aluno ou a aluna também imaginam que os professores e professoras do curso não leem os seus trabalhos monográficos e avaliam os mesmos pela quantidade de papel impresso.

Mas quando o trabalho monográfico passa pela avaliação de uma banca, formada geralmente (ou pelo menos deveria ser assim) por pessoas que tem um saber ao menos relativo sobre o assunto tratado na monografia? Ainda assim, a cópia corre solta. Não há formas de constrangimento que faça o aluno ou aluna pensarem duas ou três vezes no assunto. Eles simplesmente preferem correr o risco.

Aliás, eis um fenômeno que ultrapassa a graduação e adentra nas pós de mais variados níveis e áreas do conhecimento.

Evidente que existem aqueles alunos e alunas que levam realmente a sério o trabalho monográfico e reconhecem no mesmo uma fase do processo de seu desenvolvimento intelectual. Mas parece que esses estão se extinguindo.

Uma pena.

Nenhum comentário: