terça-feira, 12 de outubro de 2010

Contra o espírito republicano

Escrevi o texto abaixo para desabafar um pouco. Se achar pertinente o encaminhamento do mesmo para os seus amigos e amigas da sua caixa de mensagem, agradeço.

Nos últimos meses, venho recebendo diversas mensagens procurando demonstrar a VERDADE sobre a primeira candidata mulher a presidência da república. Muitas delas me deixam assustado não pela veracidade dos fatos, pois os mesmos não existem, são factóides. Mas pela quantidade de preconceito, oceanos de raiva e montanhas e mais montanhas de ódio de classe. Escrevem com o fígado, procurando atingir o coração da nossa democracia.

A última que recebi, fala da Dilma guerrilheira. Mas, infelizmente, por déficit intelectual ou por desconhecimento histórico, a mesma mensagem não explicita por quem a tal guerrilheira lutava. Ironia do destino, pois ela lutava em tempos de ditadura militar, onde a liberdade de expressão era cerceada. Lutava justamente para que nós, brasileiros, pudéssemos expor, livremente, o nosso pensar, as nossas opiniões, as nossas reflexões e ponto de vista. Lutava justamente para que nós pudéssemos falar o que bem entendéssemos sem ser incomodado pela censura.

Eis que hoje, o fruto da sua luta se volta contra ela mesma. Ironia. A guerrilheira, que lutou e continua lutando em favor da liberdade de expressão, é agora achincalhada por cidadãos brasileiros que, talvez, não tivessem tido, à época, a coragem que esta mulher teve de peitar os militares e preferissem baixar as calças e declinar em decúbito ventral ao sabor dos cassetetes! Eles se esquecem de dizer que a luta era contra um regime que matavam as pessoas, que impediam que as pessoas pensassem livremente, por tanto uma luta altamente nobre, que deve servir de orgulho para todos nós, brasileiros e brasileiras. Mas, não. O que fazem, parecendo sentir saudades daquela época, lutam para que o candidato apoiado pelos mesmos militares, volte ao poder. Ironia.

Contra esta ironia, e na esperança que os mesmos não necessariamente mudem o seu voto, mas procurem lutar a favor do mesmo com civilidade e espírito republicano, não disseminando ódio e mentiras pela internet, encaminho quatro links de textos muito bem balizados, para que aprendamos como lutar em favor dos nossos interesses ideológicos sem jogar a democracia na lata do lixo. Não foi por isso que Dilma lutou e tenho a certeza de que não é isso que queremos!

http://www.cartacapital.com.br/destaques_carta_capital/patetica-midia-nativa

http://www.cartacapital.com.br/destaques_carta_capital/dois-pesos%e2%80%a6-maria-rita-khel-diz-tudo

http://www.cartacapital.com.br/politica/nome-da-cnbb-esta-sendo-usado-para-enganar-fieis-diz-nota

http://www.cartacapital.com.br/politica/eleicoes-2010-e-os-aproveitadores-da-boa-fe-da-crueldade-evangelica

(copiem e cole o link no seu navegador)

2 comentários:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта movimentodoreal.blogspot.com

Lúcia Leiro disse...

Ótima reflexão, caro professor.
Seria esse o motivo pelo qual o tema foi mudado para o aborto?