terça-feira, 2 de outubro de 2007

Educação

Não é a primeira vez que dados educacionais preocupantes se resumam a simples notas de canto de página. Foi o que aconteceu, mais uma vez, com o que segue abaixo.

"A Região Metropolitana de Salvador apresentou o pior índice de defasagem escolar do Brasil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento de indicadores sociais, produzido em 2006, a RMS tem 33,1% dos estudantes do ensino médio com idade destoando da série escolar. De acordo com o IBGE, a defasagem escolar é maior nas últimas séries do ensino fundamental"

A TARDE, 29/09/2007 - Pág. 11 do Caderno Salvador & Região Metropolitana

Um outro dado, este de 2004, que também não teve repercussão devida no país,foi o chamado relatório PISA (Project for International Student Assessment), elaborado pela OCDE (Organização de cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Esse projeto "visa avaliar se, ao completarem a escolaridade obrigatória, em torno dos 15 anos, os jovens dominam as competências essenciais que lhes possibilitem continuar aprendendo ao longo da vida".

Para não encompridar a conversa, basta dizer que o Brasil participou, junto com mais 40 países, desse processo de avaliação, ficando nas "piores posições em todos os itens avaliados". Na verdade, o Brasil ficou em último lugar no ranking.

Embora esses dados nacionais (pois o regional, citado no início, saiu do forno agora) date de 2004, nada nos autoriza dizer que a realidade mudou.

Mas se mudou, admitamos, foi para continuar a mesma coisa.

Nenhum comentário: