A revolução de outubro
de Leon Trotski
"A Rússia, ainda nos dois primeiros meses de 1917, era a monarquia dos Romanov. Oito meses mais tarde os bolcheviques apoderaram-se do leme; eles, que no princípio do na, eram desconhecidos e cujos líderes, no momento mesmo de acesso ao poder, foram acusados de alta traição. Não encontramos na História outro exemplo de uma reviravolta tão brusca, sobretudo se nos lembrarmos de que se trata de uma nação com 150 milhões de habitantes. Claro está que os acontecimentos de 1917 – de qualquer prisma que os consideremos – merecem ser estudados."
Assim Trotski abriu sua monumental História da Revolução Russa, em três volumes, escrita em 1930, quando já não estava no poder. Antes desse grande e completo relato, fez um primeiro esboço – cujo resultado é o precioso livro que as editoras Boitempo e Iskra trazem ao leitor brasileiro no 90º aniversário da Revolução Russa – como introdução ao processo a que Eric Hobsbawm se referiu com estas contundentes palavras: "A Revolução de Outubro teve repercussões muito mais profundas e globais que a Revolução Francesa (1789) e produziu, de longe, o mais formidável movimento revolucionário organizado da história moderna."
Trotski, com a maestria de quem capta a essência do processo histórico, explica esse momento único em que o "assalto ao céu" de que falava Marx se produziu – ou melhor, foi produzido pela combinação das condições concretas e da audácia e do espírito de vanguarda de Lênin e seus companheiros – pela primeira vez como poder proletário. A tomada do poder pelos bolcheviques é descrita por Trotski com perspicácia incomum, no foi condutor que promoveu a "atualidade da revolução" no século XX.
Noventa anos depois da primeira revolta proletária vitoriosa da história da humanidade, quando a própria palavra revolução vem sendo excluída do vocabulário ou se banalizando, a leitura desta obra representa uma excelente contribuição à luta contra o capitalismo – ainda hoje o inimigo central, não apenas do socialismo, mas de toda e qualquer forma de humanismo no planeta. – Emir Sader
A edição conta ainda com uma cronologia sobre a revolução russa e a constituição da república soviética e um artigo inédito de John Reed, "Os sovietes em ação”, publicado originalmente em 1918 no The Liberator, dirigido por Max Eastman, e traduzido por Beatriz Medina a partir do original em inglês.
Sobre o autor Leon Trotski nasceu Liev Davidovitch Bronstein, na Ucrânia, em 1879. Foi, depois de Lenin, o dirigente mais importante da Revolução deOutubro. Presidente do Soviete de Petrogrado, em1917; comissário do povo para Negócios Estrangeiros após a vitória da revolução. Principal organizador e dirigente do Exército Vermelho na guerra civil. Na luta pelos rumos do partido e da União Soviética, Trotski acabou expulso do partido, em 1927, e da União Soviética, em 1929. A mando de Stalin, foi assassinado, em agosto de 1940, em seu exílio no México, dois anos depois de ter fundado a IV Internacional.
Ficha técnica do livro
Título: A revolução de outubro
Autor: Leon Trotski
Título original: Oktiabrskaia Revoliutsia
Tradutora: Daniela Jinkings
Páginas: 192
ISBN: 978-85-755-9103-1
Orelha: Emir Sader
Editoras: Boitempo e Iskra
Preço: R$ 29,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário