quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia do livro


No dia de hoje, além de comemorarmos o santo católico São Jorge, comemoramos o dia do livro.

Aqui em Salvador é um bom pretexto para visitar a Bienal do Livro, que vai até domingo, 27 de abril. Estive lá e fiquei muito feliz com a presença massiva de jovens e crianças. Como o gosto pela leitura não vem fixado no nosso código genético, a presença destes entre os livros é prenúncio de futuros leitores. Claro que para isso, os pais e as escolas devem exercitar este gosto cotidianamente.

Muitos desses jovens que lá estavam eram oriundos de escolas públicas. Que boa notícia, não é mesmo?

Só por curiosidade, foi em um dia desse, no século XVII, mais precisamente no ano cabalístico de 1616 que morreu o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes. Dois autores clássicos da literatura mundial.

Mas foi exatamente no ano de 1995 que a UNESCO (Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e a Cultura) resolveu criar não só O DIA MUNDIAL DO LIVRO como, também, o dia do DIREITO DO AUTOR.

Graças a eles e a nós, leitores, que o livro existe e resiste aos novos tempos, cheios de bits, chips e coisas que o valha.

Portanto, desligue o computador e abra um livro. Se tem filhos, leia para eles e amanhã, se ainda não o fez, presentei um amigo ou uma amiga.

2 comentários:

Anônimo disse...

Welington, é uma pena você desconhecer meu endereço, pois eu iria fazer o feitiço virar contra o feiticeiro: adoraria receber um livro de presente, mas como não é possível tal ação, seguirei seu valioso conselho e vou presentear alguém que eu amo com um livro, pois, para mim, não existe presente melhor.
O presente que eu deixo para minhas companheiras de blog é a sugestão da leitura (ou releitura) do livro "São Bernardo" de Graciliano Ramos, aliás, os escritores brasileiros ( Ex: Amado, Assis,Rosa, Rodrigues, Veríssimo,Filho,Alencar,Lobato,Suassuna ...) são ótimos amigos ... e tem mais... podemos levá-los para cama...
ANÔNIMA

Mirela disse...

Pôxa, passou e ninguém me presenteou.