quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sobre teste nuclear!!!



Qual o país no mundo que detêm o maior arsenal de armas nucleares? Qual o único país que usou a bomba atômica sobre outros Estados soberanos? Qual o país que mais investe em armamento de destruição de massa? Que país foi que votou uma lei que permite que o mesmo invada qualquer outro país sentindo-se ameaçado? Que país é que desde 1941 tem como objetivo fundamental se transformar em "potência inquestionável do pós-guerra"? Qual país que apoiou e instigou o golpes sobre os regimes democráticos da américa-latina?

Por que tantas perguntas?

Fomos mobilizados esta semana por notícias que informam que a Coreia do Norte vem realizando testes nucleares. É verdade. Não só vem realizando como vem aprofundando os testes, religando inclusive os seus reatores nucleares há muito adormecidos. Isso deve nos preocupar? Evidente que sim. No entanto, a forma como a mídia direciona o debate é tendenciosa.

Vejamos. Em um artigo de hoje, a Folha On Line intitulado "COREIA DO NORTE RELIGA REATOR NUCLEAR E AMEAÇA GUERRA EM ESCALADA DE TENSÃO", o articulista utiliza 3 vezes a frase "regime comunista", três vezes a palavra " regime" e duas vezes a palavra "dirigente comunista". Não existe nada parecido quando o foco é o próprio Estados Unidos da América, o país que responde a todas as perguntas formuladas no início do nosso texto.

Não ouvir falar, por exemplo, que o governo do regime capitalista de Bush invadiu o Iraque, matou e destruiu centenas e milhares de pessoas e várias instituições (escolas, hospitais, casas de civis, etc, etc) quando da sua invasão sob a mentira do mesmo possuir armas de destruição de massa.

Não li em nenhum editorial da Folha, que os dirigentes capitalistas estadunidenses resolveram desobedecer a Organização das Nações Unidas, a mesma que agora eles exigem sanções para resolução do caso.

Alguém aqui, em sã consciência, acredita realmente que, enquanto os EUA se armam, os outros países ficarão de braços cruzados assistindo? Que tal Obama começar a fazer a lição de casa e realizar o desarmamento das suas ogivas nucleares?

Voltaremos a tratar do assunto.

5 comentários:

Elson disse...

Só uma pequena frase que um entrevistado da Revista Caros Amigos citou ao ser perguntado sobre o Hammas: "O OPRIMIDO TEM O DIREITO DE SE DEFENDER!"

Welington disse...

Pois é, amigo Elson. Diversos países estão se armando. Até a pacata e não bélica Canadá, tem ampliado o seu orçamento em relação ao armamento e treinamento dos seus soldados.

Anônimo disse...

O que acha mais engraçado - para não dizer irônico - é que somos bombadeados com notícias sobre o arsenal nuclear da Coreia do Norte, enquanto a população das grandes capitais como Rio, São Paulo, Belô sofre com o armamento dos "soldados" do crime organizado e "desorganizado". Para ser mais realista, até mesmo cidades do interior não escapam das armas de fogo. Recentemente, Itabuna, cidade do interior baiano, ficou chocada com o fato de um adolescente ser flagrado levando uma arma para a escola. Fato tão grave como as armas nucleares. Nenhum lugar é mais sagrado, até mesmo a escola é ameaçada pela violência ( assunto esse que foi muito bem debatido no blog Fome do Leão ). Todos os dias, centenas de inocentes são mortos no Brasil através das balas dos bandidos e até mesmo dos policaiis . É cegueira acharmos que não vivemos em guerra. Evidente que devemos nos preocupar com o que está acontecendo nas Coreias e também, como assinalou Welington, na forma tendenciosa que a mídia noticia o assunto, mas devemos olhar para nosso próprio umbigo e perceber que o Brasil tem armas de destruição de massa: injustiça social, violência, analfabetismo, fome, miséria, desemprego, elite podre, políticos corruptos, jeitinho brasileiro, tráfico de drogas e de influência, trabalho escravo, salário mínimo, juros altos, impostos e mais impostos...
Quando é que vamos começar a fazer a lição de casa?

ANÔNIMA

Anônimo disse...

Correção: policiais.
ANÔNIMA

Welington disse...

Caríssimos

"Anônima" toca em um ponto fundamental. Terminei ontem a leitura de um artigo do Atilio Boron [HEGEMONIA E IMPERIALISMO NO SISTEMA INTERNACIONAL], em um livro organizado por ele mesmo, intitulado Nova Hegemonia Mundial: alternativa de mudança e movimentos sociais, da CLACSO. Olha o que ele diz na página 134: "A cada ano morrem, devido à fome ou a doenças curáveis, cerca de quarenta milhões de pessoas, a maioria crianças. Ou seja, em apenas um ano o capitalismo liquida mais da metade das vítimas ocasionadas pela Segunda Guerra Mundial em seis anos".
Perfeito, amiga "Anônima", uma verdadeira arma de destruição em massa, de massas e, o que parece pior, silenciosa, apesar das agonias e gemidos ensurdecedores!!!