sábado, 11 de julho de 2009

Ética e publicidade

A publicidade procura vender produtos diversos e para tanto, se utiliza de vários artifícios como, por exemplo, a presença de modelos, celebridades, bichos, cantores, esportistas entre outros.

Um certo publicitário, muito famoso no país, já disse em alto e bom som para quem quisesse ouvir que a publicidade não tem ética. Sua preocupação é vender o produto, não importanto por que meios ou tipos de mensagens.

Para tanto, busca sempre um protagonista que possa gerar um certo valor ao produto.

Nem sempre ela tem a intenção de vender um produto. As vezes, a publicidade se direciona para vender uma ideia ou ideias, como ocorre na época das eleições.

Para Emir Sader, na última edição da Caros Amigos, "O marketing, a publicidade, são expressões da concepção de mundo que busca mercantilizar a tudo, que trata de que tudo tenha preço, tudo se venda, tudo se compre, da visão da sociedade como uma espécie de shopping-center, da vitória do mercado contra o direito. Democratizar é desmercantilizar, é afirmar direitos e esfera pública contra o reino do mercado e do marketing".

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