domingo, 5 de julho de 2009

Livro do Hobsbawn

SINOPSE

Autor do clássico Era dos extremos e louvado mundialmente como um dos maiores historiadores vivos, Eric Hobsbawm
apresenta uma coletânea de dez palestras e conferências em que faz um balanço dos principais temas da política internacional dos nossos dias.

Embora trate de um amplo conjunto de assuntos — imperialismo, nacionalismo e hegemonia, guerra e paz, ordem pública
e disponibilidade de armas, o poder da mídia, mercado e democracia, além de futebol e cultura contemporânea —, a
obra tem forte unidade temática, centrada na análise da situação mundial no início do novo milênio e dos problemas
mais agudos que nos confrontam.

Longe de ser um “otimista”, Hobsbawm mostra-se crítico com relação às tendências que prevalecem no mundo de hoje. Considera “remotas” as perspectivas de uma paz mundial sólida no século XXI; ressalta o forte crescimento das desigualdades econômicas e sociais e dos desequilíbrios ambientais e políticos trazidos pela globalização baseada no conceito do mercado livre; e não poupa críticas à atuação do governo americano, tanto do
ponto de vista econômico-financeiro quanto do político-militar. “Houve um tempo em que o império americano reconhecia
a existência de limitações, ou pelo menos a conveniência de comportar-se como se tivesse limitações. Isso se devia basicamente ao fato de que tinha medo de alguém mais — a União Soviética. Na ausência desse tipo de medo, é preciso que o interesse próprio esclarecido e a cultura tomem o seu lugar”, sentencia Hobsbwam.

Com o ar crítico e ousado que caracteriza seus estudos, Hobsbawm classifica a democracia como “uma vaca sagrada que dá pouco leite” e, sem perder o estilo, a leveza e o bom humor, diz que “enfrentamos o terceiro milênio como o irlandês
anônimo que, perguntado sobre o caminho para Ballynahinch, refletiu e disse: ‘Se eu fosse você, não começaria por aqui’.”

Maiores dados sobre o produto consultar LIVRARIA DA TRAVESSA

Nenhum comentário: