terça-feira, 31 de março de 2009

Brasil: o país de um futuro que nunca chega


"Você sabe com quem está falando"? Muitos devem se lembrar desta pergunta que vinha acompanhada sempre de um tom autoritário. Dizem que a mesma é fruto do regime militar que se fez presente no Brasil há mais de 25 anos.

Dizem também que o mesmo acabou. Se isso é verdade (tenho cá minhas dúvidas. O regime pode até ter acabado, mas ficaram restos de gorduras saturadas espalhadas no corpo nada democrático do país do futuro), parece que resquícios do mesmo andam perambulando por aí no linguajar de quem entende ser a expressão jurídica do país, o que preocupa ainda mais a Têmis já sujismunda, pois faltam escovas para escová-la.

Um desses jornalistas que não tem "papa na língua", perguntou ao Ministro do Supremo Tribunal Federal o por que da sua posição sempre contrária aos atos do Movimento dos Sem Terra. Com um olhar furioso direcionado ao perguntador, disparou uma ameaça dissonante e em tom autoritárico com bafo de bode (se falta escova para a Têmis deve faltar também para escovar os dentes)e disparou esta pérola: "Tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta". Só faltou acrescentar o velho bordão ... pois você sabe com quem está falando?

Se não bastasse esse protagonismo autoritário, para que a Nação brasileira não tivesse dúvida de quem é que manda nesse país, esse senhor que se traveste de Juiz da mais alta côrte do país do futuro resolveu, com um simples telefonema ao presidente da Câmara dos Deputados, Michael Têmer (PMDB) solicitar a retirada de um programa da TV Câmara e o link que dava acesso ao mesmo pela internet já que o conteúdo do programa o desagradava.

Isso porque o programa discutiu questões ligadas à Operação Satiagraha, às supostas Escutas Ilegais protagonizadas pela Polícia Federal, grampos telefônicos entre outros, assuntos deveras incômodo para o Ministro.

Por fim, esse mesmo Ministro de nome Gilmar Mendes está processando o jornalista da Carta Capital, Leandro Fortes, só porque o mesmo o denunciou por negócios escusos envidados pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), de propriedade do Ministro.

Meu Deus!!! Será que esses jornalistas não sabem com quem estão falando?

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro, blogueiro
E você, sabe mesmo com quem ESTÁ falando?

Anônimo disse...

O que me irrita profundamente e me deixa indignada é saber que sou eu, brasileira assalariada, que pago o altíssimo salário desse tal juiz.
Meu Deus!!!! Têmis permanecerá enxovalhada ... Até quando?
Anônima

Welington disse...

Estou "falando" com um entendedor da língua portuguesa. Obrigado pela direta, a mesma já ESTÁ devidamente corrigida. Obrigado mais uma vez e coninue atento(a) para os nossos erros ou equívocos de gramática mas, também, de análise de conjuntura. Gostaria muito de saber a sua opiniçao sobre o assunto abordado.

Anônimo disse...

Concordo que é importante a ortografia, porém, assim como Welington, penso que é valiosa a opinião das pessoas sobre o assunto abordado. E por falar em participação, registro que estou sentindo a falta da companheira Mirela. Ela nos faz refletir, nos tirando da "zona de conforto", aliás, o Movimento do Real, para além das questões gramaticais, é um blog que nos leva a repensar nosso "olhar" e até mesmo nossa posição sobre determinadas questões. Assim, reafirmo a importância da participação das companheiras e companheiros, dizendo que este blog é um espaço DEMOCRÁTICO de DEBATES de IDÉIAS, significa que mesmo as opiniões divergentes são necessárias e bem-vindas.
Cadê Mirela????????
Anônima